terça-feira, 9 de junho de 2009

Ginástica Localizada
Autor: Marco Paulo De Paoli - CREF - 07 00347 DF
Professor Mestre pela Universidade Católica de Brasília
Professor exclusivo da Academia Fit21- Brasília
Preparador Físico da Equipe Amir Nasr Racing - Brasília
Preparador físico do atleta Vítor Meira, piloto da Fórmula Indy nos EUA
Consultor e Palestrante
Telefone para contato: (0xx61) 9982 2855
0
Esta atividade tão largamente difundida no Brasil teve sua origem na Ginástica de Academia, a partir de 1930, no estado do Rio de Janeiro.Segundo NOVAES (1996), a primeira academia de ginástica surgiu em meados de 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª Gretch Hillefeld, que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro.
Como os primeiros professores de Ginástica de Academia no Brasil eram estrangeiros,por muito tempo a tendência foi que os primeiros trabalhos sofressem influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, do ballet e da dança moderna.Com o passar dos anos, foram fundamentados trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro,desenvolvendo-se métodos próprios voltados aos valores estéticos.
Alguns métodos de origem estrangeira influenciaram diretamente a Ginástica de Academia até ela tomar o formato atual. Nos anos 60 e 70 foi a Calistenia. Nos anos 80 a Ginástica Aeróbica (Alto e Baixo Impacto), seguidos nos anos 90 pelo Step Training. Atualmente a Ginástica Localizada tem sua base na musculação. Vários fatores, tais como cinesiológicos, anatômicos e de melhoria de performance são comuns nestas duas atividades, o que aumenta a correlação entre elas.
Alguns princípios são fundamentais para o planejamento de uma boa aula de Ginástica Localizada:
0
-Objetivos
-Organização das séries
-Número de grupos musculares
-Número de subséries
-Especificidade do movimento
-Princípio de sobrecarga

Leia mais:
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=829

Nenhum comentário: